Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja defendeu a moralização do serviço público durante o discurso da cerimônia de posse dos secretários de Estado, realizada hoje (1º), no Centro de Convenções Rubens Gil e Camilo. Ele afirmou que a equipe de secretários está empenhada em transformar a realidade do Estado e proporcionar efetivamente o desenvolvimento da máquina pública.
“Vamos ter que governar com uma rígida economia de recursos e sob um regime de forte austeridade. De maneira geral, vamos ter que qualificar muito os gastos públicos. Teremos que fazer escolhas e determinar com grande nitidez as prioridades para investimentos. Mais do que nunca, é hora de convergir esforços e recursos para fazer a coisa certa e colher resultados estruturais importantes que a população espera de nós”, afirmou.
Reinaldo convocou sua equipe para enfrentar os novos desafios e fez questão de reinterar que irá cumprir os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. “Aproveito este primeiro ato de formação da nossa equipe, em seu escalão principal, para reiterar cada um dos compromissos que assumi com os sul-mato-grossenses. Eles estão expressos claramente no nosso plano de governo. Não por acaso, ou por mero capricho, determinei a cada um dos nossos secretários que se debruçasse detidamente sobre ele. Ao contrário de muitos projetos políticos que existem por aí, nosso programa não é uma peça de ficção, que serviu exclusivamente para alimentar a propaganda política e eleitoral em época de campanha, como tradicionalmente acontece. Pelo contrário. Nas páginas que escrevemos junto com o nosso povo, ouvindo as pessoas em cada cidade e os representantes da nossa sociedade organizada, estão guardadas as grandes metas que passaremos a perseguir, obstinadamente, a partir de hoje”.
Segurança Pública
Reinaldo também reforçou os compromissos com a segurança pública e disse que não irá se intimidar com ameaças e mentiras. “Vamos especialmente nos dedicar a uma política de segurança eficiente para as fronteiras, por onde passam as drogas, as armas e o contrabando. E deixo aqui um recado para aqueles que, sabendo como vamos governar, disseminam mentiras, calúnias e material difamatório contra mim. Eu não aceito pressão e vou fazer na área de segurança o que é o meu dever”, afirmou.
Saúde
A saúde será a maior prioridade do governador. “Em curtíssimo prazo não seremos mais o penúltimo pior investimento em saúde pública do país, como ocorreu nos últimos anos porque esta é a prioridade máxima da população e também a nossa. Da mesma forma, não há como olhar com esperança para o futuro se ainda somos portadores do pior IDEB entre os estados do Centro-Oeste. Precisamos reagir e agir já, redefinindo nosso papel como estado fomentador de uma educação de qualidade, capaz de transformar a vida das pessoas, oferecendo-lhes oportunidades iguais para vencerem na vida” disse.
Política Sociais
A missão de transformar o Estado também foi estendida à vice-governadora Rose Modesto. “Convoquei a nossa vice-governadora Rose Modesto para comandar as políticas sociais do nosso governo. Nesta área vamos ousar. Inovar. Transformar. Buscar saídas novas para vencer a secular desigualdade que nos domina e impede uma maior equidade entre pessoas, cidades e regiões inteiras do nosso estado. Queremos investir para formar cidadãos plenos, críticos e autônomos. Que possam andar com as próprias pernas e serem senhores do seu próprio destino. Esta é uma tarefa crucial que lhe confio, Rose, certo de que está preparada para enfrentar e conduzir esse desafio”.
“Nossa primeira tarefa é regatar esse sonho comum e transformá-lo em meta coletiva. Ele, no entanto, não se realizará apenas pela vontade da nossa gente. Vamos precisar trabalhar duro, e trabalhar juntos, caminhando todos em uma mesma direção. Acredito que uma das nossas mais difíceis tarefas será a de promover uma efetiva descentralização do processo de crescimento do estado, hoje extremamente concentrado em algumas poucas cidades. Estaremos sempre buscando agregar mais valor à nossa produção diferenciada, mas sem ignorar as promissoras oportunidades contidas nas novas cadeias produtivas que se organizam” afirmou o Governador.
Objetivos
Segundo o Governador, o objetivo do governo é ser eficiente e transparente. “Ao final, nosso objetivo também é bem simples: oferecer à nossa sociedade um governo que funciona bem. Que cumpre suas obrigações e deveres. Que retorna a alta carga de impostos que todos pagamos em serviços públicos de qualidade. Vamos cuidar especialmente de cada centavo de dinheiro público para que ele chegue intocado ao seu destino e possa ajudar a transformar, para melhor, a vida das pessoas. Vamos construir uma nova relação de parceria com os servidores, consertar distorções, implantar a meritocracia e estimular o bom desempenho, pilares fundamentais do nosso projeto de gestão. Jamais serei conivente com erros injustificáveis ou qualquer tipo de desvio de conduta dos nossos auxiliares. Para nós, não basta ser um governo que não rouba. Vamos ser um governo que não rouba e também não deixa roubar” reforçou o Governador.
Reinaldo encerrou seu discurso afirmando: “Quero, ao final, que o nosso governo possa honrar e esteja a altura de cada voto de confiança em nós depositado, como protagonistas de um novo tempo e das mudanças tão desejadas pelo nosso povo. Queremos devolver essa grande confiança em forma de trabalho sério, duro, incessante, transformador da paisagem econômica e social do nosso estado”, finalizou o governador de Mato Grosso do Sul”.
Por Boris Valerio Verbisck