Ontem – 29 de junho, tivemos uma reunião de lançamento do projeto de Implantação das Novas Tecnologias de Data Analytics na SGI. O Secretário de Fazenda, Marcio Monteiro, fez a abertura dos trabalhos, salientando a importância do projeto e conclamando a todos para um trabalho colaborativo com foco na busca por resultados planejados. O Superintendente de Gestão da Informação, Sr. Alessandro Menezes, lembrou que o trabalho colaborativo tem sido uma marca de destaque em projetos recentes que produziram bons resultados, reforçando ainda mais o pedido do secretário.
O projeto Data Analytics, como tem sido sucintamente denominado, traz um conjunto amplo de novas tecnologias, que são o que há de mais moderno em análise e tratamento massivo de dados. Com essas tecnologias a SGI estará preparada para tratar e analisar o enorme volume de dados hoje disponíveis – em especial dados fazendários – e contribuir decisivamente para melhorar os instrumentos de gestão do Estado.
Para que o uso dessas tecnologias se torne uma realidade, mais de 180 vagas em cursos de preparação serão oferecidas, algumas com início já em 04/Julho. Uma equipe da SEFAZ/MS irá, nos próximos dias, até Belo Horizonte/MG buscar artefatos técnicos desenvolvidos pela SEFAZ/MG e que serão compartilhados para acelerar as entregas do projeto. Um convênio entre a SEFAZ e a FUNDECT permitirá que pesquisadores contribuam na expansão do núcleo de Estatística, que trabalhará primeiramente com a Previsão de Arrecadação do Estado e com a Análise Segmentada da base de contribuintes. O time de projeto, composto por Auditores de Renda e Analistas da SGI, apoiados por um time de profissionais de fornecedores renomados e experimentados em soluções de outras Secretarias de Fazenda compõem um quadro bastante robusto para desenvolver o projeto.
Os primeiros resultados práticos – a Plataforma Data Discovery, para Dados Fazendários – será entregue em 50 dias!