Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul é o Estado da Federação com melhor desempenho na área de transformação digital do País. A escolha foi feita através de pesquisa feita pelo GTD.Gov – Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF –, rede nacional que reúne especialistas em transformação digital dos Governos Estaduais de todo o país e Distrito Federal estabeleceu metas entre as unidades federativas.
O foco da pesquisa foi a velocidade que o site responde quando o usuário digita o endereço e aguarda o site. O tempo de resposta para aparecer a tela foi a velocidade medida (2,9 segundos). A coleta de dados, de acordo a analista de sistemas de TI e Gestora de Processos da SGI/Sefaz, Cida de Oliveira, ocorreu do dia 30 de abril de 2020, por meio do aplicativo Testmy-site da Google, disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/feature/testmysite/ tendo como referência a rede 4G.
Para o Superintendente da SGI – Superintendência da Gestão de Informação, órgão responsável pelos serviços de tecnologia, Alessandro Menezes de Souza, a premiação é mais um resultado da política cidadã, adotada pelo governador Reinaldo Azambuja desde o primeiro mandato. “O objetivo de melhorar a vida do cidadão está sendo alcançado”, diz.
Esta não é a primeira vez que o serviço de TI do Governo do Estado é considerado de excelência no âmbito federal. O Portal da Transparência, um dos primeiros sites implantados na atual administração recebeu nota 10 de acordo com estudos feitos pela CGU (Controladoria Geral da União). Com a evolução da tecnologia usada pelo SGI, o usuário tem à sua disposição 110 sites de serviços e informações para consulta on-line.
Em abril foi lançado a plataforma MS Digital, que está sendo de vital importância na prevenção do Coronavírus. O aplicativo possibilita o acesso a mais de cinquenta serviços públicos que são feitos apenas fisicamente. “Na medida em que disponibilizamos maior facilidade no manuseio das ferramentas tecnológicas, no caso o site de Serviços de MS, conseguimos proporcionar mais acessos aos serviços on-line, cumprindo-se o papel social de apoio ao isolamento”, explicou Celia.
Theresa Hilcar – Subsecretaria de Comunicação – Subcom
Foto: Arquivo Subcom