Catálogo SETDIG

O Catálogo de Serviços da SETDIG, é a relação dos serviços atendidos pela SETDIG, e utilizado como um instrumento de comunicação clara e objetiva entre negócio e TI, cuja linguagem, orientação e disponibilização deveriam ser projetadas com o foco no usuário final, isto é, no negócio. Além do alinhamento com a expectativa do negócio sobre a entrega de valor da TI, é possível gerar uma série de relatórios gerenciais que auxiliam a gestão a medir o desempenho da TI e a desenvolver processos de melhoria contínua.



FLUXO DE GESTÃO DE DEMANDAS

APROVADO EM 01/06/2021


Acesso a Sistemas e Dados
  • Cadastro:
    • Acesso Ambiente Mainframe.
    • Acesso ou permissão a Banco de dados.
    • Acesso ou permissão à ferramenta de apoio à decisão.
    • Contas de usuários:
      • Cadastrar: realizar o cadastro do usuário, para acesso a sistemas ou dados.
      • Alterar: alterar o cadastro do usuário, para acesso a sistemas ou dados.
      • Bloquearbloquear  o acesso do usuário a sistemas ou dados.
    • DNS – Solicitação ou alteração de Subdomínio ms.gov.br.
    • Grupos de E-mail.
    • Resetar Senha.
    • Sistema Biométrico do Datacenter SETDIG:
      • Cadastrar: cadastrar acesso ao usuário no sistema de biometria do Datacenter.
      • Alterar: alterar o acesso ao usuário no sistema de biometria do Datacenter.
      • Excluir: excluir o acesso do usuário no sistema de biometria do Datacenter – (Exemplo: Em casos de remanejamento ou desligamento do usuário).
  • Habilitação:
    • Serviço de Gerencimanto de Permissões de Arquivos, Pastas, Cotas e Impressoras.
    • Serviço de Auditoria de Arquivos e Active Directory.
    • Serviço de Gerenciamento de Certificados Públicos e Privados.
    • Acesso a Conteúdo/Liberação de Internet.

Banco de Dados

Bancos de dados ou bases de dados: são um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas.
São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo.
São de vital importância para empresas e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura.

  • Administração de Banco de Dados:
    • Backup / Restore de Banco de dados.
    • Execução de script em Banco de dados.
    • Monitoramento de Banco de Dados.
    • Suporte à Banco de Dados.
  • Armazenamento de Dados:
    • Solicitação de carga de dados.
    • Verificação de falhas das cargas de dados diárias.
    • Atualização ou correção de cargas de dados.
  • Preciso de Ajuda.
  • Suporte Ferramenta de Apoio à Decisão.
  • Suporte Salas de Situação.

Comunicação de Dados

A comunicação de dados é a disciplina da ciência da computação que trata da comunicação entre computadores (sistema computacional) e dispositivos diferentes através de um meio de transmissão comum.

A infraestrutura de rede, computadores ou hosts, roteadores, switches, hubs, cabeamento estruturado, protocolos de comunicação, sinalização elétrica, sinalização luminosa, conectores, interligação entre redes e a Internet Pública, são especificados em normas de padronização, chamadas de RFC (sigla do original em inglês, Request for Comments).

  • Preciso de Ajuda.
  • Rede:
    • Configuração:
      • Rádio.
      • Ativação e Desativação de circuito de dados pelas operadoras.
      • Wireless.
      • Ativos de Rede.
    • Instalação:
      • Rede sem fio.
      • Fibra ótica.
      • Cabeada.

Equipamentos/Hardware

Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione.

  • Instalação.
  • Inventário.
  • Manutenção.
  • Preciso de Ajuda.
  • Solicitação:
    • Provisionamento de máquinas virtuais.
    • Backup e Restore de Servidores.
    • Hospedagem de Banco de Dados Multiplataformas Simples e Clusterizados.
    • Automatização de Imagens Desktops.

Portais e Comunicação
  • Criação de formulário para a internet.
  • Manutenção em sites na internet.
  • Comunicação & Marketing.
  • Preciso de Ajuda.

Processamento de Documentos
  • Digitação de documentos.
  • Digitalização de documentos.
  • Impressão de relatórios/documentos.
  • Microfilmagem de documentos.
  • Envelopamento de documentos.

Sistemas

Sistemas: é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema Informacional Computadorizado), seja manual, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e dissemina dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

  • Configuração/ Manutenção.
  • Erros/ Bugs.
  • Instalação.
  • Preciso de Ajuda.

Software

Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador.
Em um computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o computador, por exemplo, a CPU, a memória e os dipositivos de entrada e saída. O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema, quer sejam produzidos pelo próprio utente ou pelo fabricante do computador.

  • Configuração:
    • Envio de mala direta através de e-mail.
    • Manutenção de Cota de Contas de E-mails.
    • Transferência eletrônica de documentos; (Processo).
    • Softwares ou Aplicativos.
  • Correção (Bug).
  • Instalação.
  • Inventário:
    • Hospedagem Multiplataformas de Sites Web.
    • Hospedagem de Banco de Dados Multiplataformas simples e clusterizados.
    • Serviço de Antivírus Corporativo.
    • Automatização de Atualização de Sistemas Operacionais.
    • Comunicador instantâneo corporativo.
    • Estatísticas Web Analytic.
    • Aplicativos local / remotamente (Bolha, GQL, BB, SEF, GForm, Notes).
  • Preciso de Ajuda.

Telefonia

Telefonia é a área do conhecimento que trata da transmissão de voz e outros sons através de uma rede de telecomunicações. Ela surgiu da necessidade das pessoas que estão a distância se comunicarem. (Dic. Aurélio: tele = longe, a distância; fonia = som ou timbre da voz).

  • Configuração.
  • Credenciamento.
  • Instalação:
    • Instalar e configurar centrais e aparelhos telefônicos.
    • Liberar e remanejar ramais telefônicos.
    • Liberar / Bloquear senhas para acesso telefônico.
    • Solicitar instalação / cancelamento de serviços de telecomunicações junto as operadoras.
  • Manutenção:
    • Gerar relatórios para acompanhamento de utilização telefônica, conforme solicitado.
    • Gerar relatórios de custos de faturas de telecomunicação quando solicitado pelos órgãos.

Treinamento
  • Treinamento em Mainframe.
  • Treinamento em WORDPRESS.
  • Treinamento em Sistemas.
  • Outros Treinamentos.