Catálogo SETDIG
O Catálogo de Serviços da SETDIG, é a relação dos serviços atendidos pela SETDIG, e utilizado como um instrumento de comunicação clara e objetiva entre negócio e TI, cuja linguagem, orientação e disponibilização deveriam ser projetadas com o foco no usuário final, isto é, no negócio. Além do alinhamento com a expectativa do negócio sobre a entrega de valor da TI, é possível gerar uma série de relatórios gerenciais que auxiliam a gestão a medir o desempenho da TI e a desenvolver processos de melhoria contínua.
FLUXO DE GESTÃO DE DEMANDAS
APROVADO EM 01/06/2021
Acesso a Sistemas e Dados
- Cadastro:
- Acesso Ambiente Mainframe.
- Acesso ou permissão a Banco de dados.
- Acesso ou permissão à ferramenta de apoio à decisão.
- Contas de usuários:
- Cadastrar: realizar o cadastro do usuário, para acesso a sistemas ou dados.
- Alterar: alterar o cadastro do usuário, para acesso a sistemas ou dados.
- Bloquear: bloquear o acesso do usuário a sistemas ou dados.
- DNS – Solicitação ou alteração de Subdomínio ms.gov.br.
- Grupos de E-mail.
- Resetar Senha.
- Sistema Biométrico do Datacenter SETDIG:
- Cadastrar: cadastrar acesso ao usuário no sistema de biometria do Datacenter.
- Alterar: alterar o acesso ao usuário no sistema de biometria do Datacenter.
- Excluir: excluir o acesso do usuário no sistema de biometria do Datacenter – (Exemplo: Em casos de remanejamento ou desligamento do usuário).
- Habilitação:
- Serviço de Gerencimanto de Permissões de Arquivos, Pastas, Cotas e Impressoras.
- Serviço de Auditoria de Arquivos e Active Directory.
- Serviço de Gerenciamento de Certificados Públicos e Privados.
- Acesso a Conteúdo/Liberação de Internet.
Banco de Dados
Bancos de dados ou bases de dados: são um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas.
São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo.
São de vital importância para empresas e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura.
- Administração de Banco de Dados:
- Backup / Restore de Banco de dados.
- Execução de script em Banco de dados.
- Monitoramento de Banco de Dados.
- Suporte à Banco de Dados.
- Armazenamento de Dados:
- Solicitação de carga de dados.
- Verificação de falhas das cargas de dados diárias.
- Atualização ou correção de cargas de dados.
- Preciso de Ajuda.
- Suporte Ferramenta de Apoio à Decisão.
- Suporte Salas de Situação.
Comunicação de Dados
A comunicação de dados é a disciplina da ciência da computação que trata da comunicação entre computadores (sistema computacional) e dispositivos diferentes através de um meio de transmissão comum.
A infraestrutura de rede, computadores ou hosts, roteadores, switches, hubs, cabeamento estruturado, protocolos de comunicação, sinalização elétrica, sinalização luminosa, conectores, interligação entre redes e a Internet Pública, são especificados em normas de padronização, chamadas de RFC (sigla do original em inglês, Request for Comments).
- Preciso de Ajuda.
- Rede:
- Configuração:
- Rádio.
- Ativação e Desativação de circuito de dados pelas operadoras.
- Wireless.
- Ativos de Rede.
- Instalação:
- Rede sem fio.
- Fibra ótica.
- Cabeada.
Equipamentos/Hardware
Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione.
- Instalação.
- Inventário.
- Manutenção.
- Preciso de Ajuda.
- Solicitação:
- Provisionamento de máquinas virtuais.
- Backup e Restore de Servidores.
- Hospedagem de Banco de Dados Multiplataformas Simples e Clusterizados.
- Automatização de Imagens Desktops.
Portais e Comunicação
- Criação de formulário para a internet.
- Manutenção em sites na internet.
- Comunicação & Marketing.
- Preciso de Ajuda.
Processamento de Documentos
- Digitação de documentos.
- Digitalização de documentos.
- Impressão de relatórios/documentos.
- Microfilmagem de documentos.
- Envelopamento de documentos.
Sistemas
Sistemas: é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema Informacional Computadorizado), seja manual, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e dissemina dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
- Configuração/ Manutenção.
- Erros/ Bugs.
- Instalação.
- Preciso de Ajuda.
Software
Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador.
Em um computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o computador, por exemplo, a CPU, a memória e os dipositivos de entrada e saída. O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema, quer sejam produzidos pelo próprio utente ou pelo fabricante do computador.
- Configuração:
- Envio de mala direta através de e-mail.
- Manutenção de Cota de Contas de E-mails.
- Transferência eletrônica de documentos; (Processo).
- Softwares ou Aplicativos.
- Correção (Bug).
- Instalação.
- Inventário:
- Hospedagem Multiplataformas de Sites Web.
- Hospedagem de Banco de Dados Multiplataformas simples e clusterizados.
- Serviço de Antivírus Corporativo.
- Automatização de Atualização de Sistemas Operacionais.
- Comunicador instantâneo corporativo.
- Estatísticas Web Analytic.
- Aplicativos local / remotamente (Bolha, GQL, BB, SEF, GForm, Notes).
- Preciso de Ajuda.
Telefonia
Telefonia é a área do conhecimento que trata da transmissão de voz e outros sons através de uma rede de telecomunicações. Ela surgiu da necessidade das pessoas que estão a distância se comunicarem. (Dic. Aurélio: tele = longe, a distância; fonia = som ou timbre da voz).
- Configuração.
- Credenciamento.
- Instalação:
- Instalar e configurar centrais e aparelhos telefônicos.
- Liberar e remanejar ramais telefônicos.
- Liberar / Bloquear senhas para acesso telefônico.
- Solicitar instalação / cancelamento de serviços de telecomunicações junto as operadoras.
- Manutenção:
- Gerar relatórios para acompanhamento de utilização telefônica, conforme solicitado.
- Gerar relatórios de custos de faturas de telecomunicação quando solicitado pelos órgãos.
Treinamento
- Treinamento em Mainframe.
- Treinamento em WORDPRESS.
- Treinamento em Sistemas.
- Outros Treinamentos.