Ontem (06 de julho de 2016) a SGI – Superintendência de Gestão da Informação – recebeu equipamentos que fazem parte da implementação da tecnologia BIG DATA na Secretaria de Estado de Fazenda de MS. Trata-se de dois “Appliances” da IBM, nos modelos PUREDATA FOR ANALYTICS. São equipamentos com processamento paralelizado, especialmente projetados para processamento massivo de dados. A SEFAZ/MS segue na linha de várias outras Secretarias de Fazenda do Brasil, que adotaram essa mesma tecnologia para dar conta do enorme e crescente volume de documentos eletrônicos relacionados à operação fiscal das empresas de seus estados.
Esses equipamentos são o ponto central de uma arquitetura tecnológica que está em fase de montagem na SGI. Ao redor dele serão colocados diversos outros Softwares que permitirão o tratamento das informações fazendárias (primariamente), sob diversos prismas: tratamento estatístico dos dados, visões analíticas dos dados, agregações de dados e cruzamentos com dados diversos e também algo chamado no mercado como “self service BI” – que é a possibilidade de usuários prepararem seus próprios relatórios analíticos usando dados de seu interesse.
Para implementar todas essas tecnologias a Secretaria de Fazenda de MS lançou, na semana passada, o projeto “Implantação do Data Analytics”, com a presença do Secretário Marcio Monteiro e dos diversos superintendentes da SEFAZ/MS, em especial o Sr. Alessandro Menezes, da SGI. Na equipe de projeto estão envolvidos os colaboradores da SGI e auditores (AFRE) da SEFAZ.