Campo Grande (MS) – Está disponível para o cidadão sul-mato-grossense a Carta de Serviços ao Usuário. Lançada nesta quinta-feira (6.12) pelo Governo de Mato Grosso do Sul através da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) e Controladoria Geral do Estado (CGE), por meio do Comitê Estadual de Desburocratização (CED) a nova ferramenta simplifica a consulta aos serviços ofertados pelo poder executivo estadual.
Disponível no site www.cartasdeservicos.ms.gov.br a nova plataforma apresenta de forma intuitiva e de fácil acesso, informações detalhadas sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pelos órgãos e entidades, contemplando as formas de acesso, padrões de qualidade e compromissos de atendimento aos usuários.
Ao acessar a ferramenta o usuário tem à disposição, em linha horizontal no topo da página ou na opção “selecione a secretaria desejada”, doze opções para consulta. São elas; Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Secretaria de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Educação (SED), Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaia de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Secretaria de Cultura e Cidadania (SECC), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Controladoria Geral do Estado (CGE), e Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Com a escolha de uma das opções, o usuário será direcionado para uma página com informações sobre a secretaria escolhida, como quem somos, contato, equipe responsável, serviços oferecidos, e subsecretarias que integram o órgão. No acesso aos serviços ainda é possível avaliar os serviços prestados na opção canais de manifestação.
Durante o ato de lançamento, o Secretário Adjunto de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, destacou a ação como uma nova forma de relacionar com o cidadão. “Uma das grandes marcas desse Governo é a transparência. Você só cria um novo modelo de governança quando você trabalha de forma que as informações estejam acessíveis de forma clara. Essa entrega é um salto de qualidade, pois a sociedade está cada vez mais participante da gestão pública” ponderou Viegas.
O Controlador Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão, elencou que a iniciativa não só cumpre a lei n. 13.460, mas principalmente aproxima a população do Governo. “A importância desse tipo de informação para o cidadão é que aproximamos o cidadão da gente. Assim ele não perde tempo buscando em vários lugares onde precisa ir para conseguir um serviço. Isso demonstra respeito pelo cidadão, e isso é essencial no Governo” pontuou.
A Carta de Serviços ao Cidadão foi desenvolvida pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI) em parceria com a SAD, CGE e representantes das unidades gestoras. Acesse a plataforma digital aqui.
Mireli Obando, Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD)
Foto: David Majella