Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Geekie, parceiras na realização dos Geekie Games em Mato Grosso do Sul, são as campeãs na categoria 3: setor privado + segundo nível administrativo no prêmio Internacional Gobernarte 2014, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para reconhecer experiências inovadoras da América Latina.
Geekie Games
O Geekie Games é um projeto realizado pela Geekie que disponibiliza de forma gratuita as mais avançadas tecnologias de aprendizado adaptativo para todos aqueles que querem se preparar para o Enem. Em 2013 e 2014 o projeto foi realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e outros dez Estados, para possibilitar aos estudantes uma melhor preparação para o Enem visando a um bom resultado no exame.
Ao entrar na plataforma online o estudante faz um teste diagnóstico para identificar quais são suas dificuldades e níveis de proficiência em diferentes assuntos. Com o relatório em mãos, o aluno tem acesso a um plano de estudos personalizado baseado nas suas dificuldades. Ao concluir essas atividades, o aluno faz um novo diagnóstico que testará, além dos assuntos já abordados, outros diferentes com acesso a um novo plano de estudos. É dessa forma que a plataforma cobre todas as áreas de ensino do Enem e auxilia o aluno na sua rotina de estudos.
Os professores e gestores da rede pública têm, ainda, acesso ao desempenho dos seus alunos, podendo utilizar as informações para direcionar suas decisões em sala de aula.
Em 2013, o projeto ocorreu pela primeira vez entre 31 de agosto e 8 de outubro. Foram quase 14 mil estudantes de Mato Grosso do Sul utilizando a ferramenta, o que representou cerca de 7% do total de alunos que participaram do Geekie Games no Brasil. O Estado esteve entre os mais engajados entre as 11 secretarias parceiras do projeto. Durante os dois meses, foram realizados pelos alunos do Estado um total de quase 25 mil aulas online e mais de 490 mil exercícios. O tempo de permanência dos alunos na plataforma foi cerca de 1 hora e 58 minutos a cada acesso.
A parceria com a Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul possibilitou que o projeto alcançasse alunos de todas as camadas sociais, incluindo os jovens mais necessitados, que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de tecnologia. O sucesso foi tanto que, na edição de 2014, ainda em andamento, já são mais de 25 mil alunos de Mato Grosso do Sul utilizando a ferramenta, o que representa 28% dos alunos da Rede Pública do Estado.
Descrição
São beneficiados pelo projeto todos aqueles que querem se preparar para o Enem, principalmente da rede pública, sejam eles alunos do ensino médio, EJA ou, ainda, alunos que já estão fora da escola, mas que têm interesse em prestar o exame para conseguir certificado de conclusão do ensino médio ou ingressar em uma universidade. Além disso, professores, coordenadores e diretores escolares também são beneficiados pelo uso da ferramenta, por terem acesso aos relatórios periódicos de desempenho. Com as informações detalhadas sobre os alunos e turmas eles podem basear a gestão e planejamento escolar, além de orientar os professores no seu plano de aula semanalmente. Por fim, a secretaria também é beneficiada por conseguir ter um diagnóstico da rede e se basear em dados para a melhor tomada de decisões. No Geekie Games 2013, 78% dos alunos que utilizaram a plataforma eram da Rede Pública de Ensino. Em Mato Grosso do Sul esse percentual chegou a 92%.
Impacto
O Geekie Games 2013 teve resultados positivos em apenas dois meses. Alunos de 53% das escolas do Brasil, de todos os Estados e 90% dos municípios, participaram do projeto.
Durante esse período, foi identificado que os alunos que estudaram obtiveram uma nota média no simulado final do projeto até 31% maior do que aqueles que não estudaram na plataforma. Além disso, quanto mais planos de estudos os alunos completavam, melhor era seu desempenho: aqueles alunos que completaram sete ou mais planos de estudo obtiveram, no simulado final, um aumento em sua nota quase 30% superior ao aumento obtido por aqueles que não estudaram durante o projeto.
Foi possível identificar também que os alunos que haviam estudado mais ao longo do Geekie Games apresentaram maior nota no simulado final. Em média, tanto os alunos com maior dificuldade inicial, quanto os que mais estudaram ao longo do Geekie Games, obtiveram maior evolução na nota, mostrando que a plataforma está adaptada às necessidades dos alunos e fortalece o seu aprendizado conforme o avanço no plano de estudos.
Periodicamente, no Geekie Games, os alunos foram questionados sobre quanto eles aprenderam até aquele momento, com três opções de resposta: “muito”, “um pouco” e “nada”. A resposta dos alunos foi fortemente positiva, somando 96% de aprovação ao se considerar os 63% que responderam “muito” e 33% que responderam “um pouco”.
Ao final do Geekie Games 2013 foi enviado um questionário de satisfação aos alunos que haviam se cadastrado em que foram feitas duas perguntas com respostas em uma escala de 0 a 10. Na primeira pergunta, para testar a satisfação geral do aluno, foi questionado se ele recomendaria o Geekie Lab a um amigo.
A resposta foi fortemente positiva, com mais de 90% dos respondentes avaliando a recomendação em 8,9 ou 10. Usando a mesma escala, com o intuito de testar a sensação de aprendizado dos estudantes, foi perguntado qual o impacto do Geekie Lab na preparação para o Enem. A resposta nesse caso também foi consideravelmente positiva, com quase 65% dos alunos avaliando o impacto do Geekie Lab em 8, 9 ou 10 e apenas 14% avaliando de 0 a 5.
Em Mato Grosso do Sul foram mais de 13 mil alunos estudando na plataforma, 25 mil aulas online assistidas e mais de 490 mil exercícios realizados. É importante considerar também que os alunos permaneceram na plataforma cerca de 1 hora e 58 minutos a cada acesso, o que representa quase três aulas a mais de 50 minutos que os alunos têm na escola. Foi possível identificar também que dos pontos diagnosticados como baixo domínio pelos alunos no simulado inicial, 60% foram superados. Ou seja, não voltam a aparecer nos diagnósticos dos próximos simulados, o que permite concluir que esses assuntos foram aprendidos pelos alunos.
Sustentabilidade
O Geekie Games em 2013 e 2014 foi realizado em parceria gratuita e não envolvendo nenhum investimento financeiro da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. O projeto é patrocinado por fundações e empresas.
Para 2015 a expectativa é que 70% dos patrocinadores renovem a parceria.
A plataforma possui o credenciamento do MEC, o que foi resultado do trabalho desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação, dentre elas a Secretaria de Mato Grosso do Sul. Essas parcerias e o credenciamento são os principais argumentos de vendas de patrocínio e demonstram a seriedade do projeto.
O programa do Geekie Games é economicamente viável, pois conta com uma única plataforma de estudo no qual gerencia milhares de alunos e planos de estudo. O aprendiz pode estudar em casa no trabalho, no ônibus, em qual quer lugar onde ele possua algum tempo livre.
Saiba mais no site:http://www.iadb.org/es/temas/gobierno/gobernartesys/premio-gobernarte-2014-el-arte-del-buen-gobierno,9734.html .
Fonte: SED