O aplicativo ‘Resenha Virtual de equídeos’, foi apresentado na noite desta terça-feira num evento que reuniu centenas de autoridades, lideranças do setor e criadores na Acrissul
Campo Grande (MS) – Modernizar os sistemas buscando maior agilidade e segurança é um dos compromissos assumidos quando da adesão de Mato Grosso do Sul ao Programa Nacional ‘Agro Mais’ e também da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) quando assinou com o Governo do Estado através Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) um contrato de Gestão.
A ‘Resenha Virtual de Equídeos’, lançada na noite desta terça-feira, (28 de novembro) num evento no Tatersal da Acrissul, em Campo Grande, é uma das ferramentas desenvolvidas visando atender essas metas no que se refere ao trânsito de equídeos dentro do Estado.
Através de uma simulação realizada pela coordenadora do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) da Iagro, a médica veterinária Kelly Noda Gonçalves, foi apresentado ao público – formado por autoridades, lideranças do setor, criadores e ainda competidores de todo canto do Estado – o novo sistema que possibilitará a identificação individual dos equídeos do Estado, a produção da resenha virtual e a emissão de guias de trânsito pela internet.
Conforme o Diretor Presidente, Luciano Chiochetta, a parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o empenho da equipe da agência e da Superintendência de Gestão da Informação possibilitaram a produção do sistema em tempo recorde. “A resenha virtual vem para atender uma antiga demanda do setor e uma necessidade que temos dentro da agência de otimizar os processos e dar cada vez mais excelência ao trabalho que prestamos aos nossos clientes”, completou.
Luciano destacou ainda algumas inovações que virão com a utilização do aplicativo, como a realização de resenhas padronizadas e informatizadas, a notificação imediata e melhor identificação dos focos e a rastreabilidade dos exames que auxiliará a evitar fraudes e falsificações.
O Diretor Presidente elencou ainda os benefícios que a ‘Resenha Virtual dos Equídeos’ oferece ao sistema defesa do Estado, ressaltando que com os dados a agência poderá realizar as notificações de suspeitas de doenças imediatamente, a interdição imediata do trânsito daquele animal. “Com a implantação deste tipo de sistema é possível ter um completo banco de dados, o histórico do trânsito, dos exames e do vínculo epidemiológico dos animais e oferecer as equipe de vigilância maior facilidade no trabalho com trânsito e aglomerações desses animais”.
O Presidente da Federação do Laço Comprido do Estado, Elvio Garcez elogiou a iniciativa, classificando a informatização da resenha como uma grande conquista para todo o Estado.
Elvio ainda destacou, em seu pronunciamento, a parceria que tem mantido com o Governo e as ações já realizadas ressaltando que todas acontecem com base em discussões constantes, mantidas com lideranças do setor.
O Superintendente Federal da Agricultura (SFA/MS), Celso Martins, falou sobre o desafio de trabalhar com defesa sanitária, considerando crescimento do número de propriedades, do rebanho e de produtores o que exige que os Governos estejam constantemente se adequando e se reinventando para manter a qualidade dos serviços de sanidade, ao mesmo tempo em que destacou o pioneirismo do Governo do Estado que sai na frente e coloca a disposição dos criadores de Mato Grosso do Sul uma ferramenta tão moderna. “Mato Grosso do Sul é pioneira sempre” afirmou, lembrando a batalha que o Estado travou há cinco anos para aprovação do sistema de emissão de guias de trânsito eletrônicas e que trouxe inúmeros avanços.
João Vieira de Almeida Neto, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), que representa mais de seis mil profissionais do Estado, falou da obrigação dos profissionais de serem cada vez mais eficientes e destacou que frente a responsabilidade pela fiscalização dos serviços prestados pelos esses profissionais, o conselho enxerga o aplicativo como uma ferramenta extremamente importante. “Quando nós cuidamos da saúde dos animais nós cuidamos da saúde humana”, frisou.
Ao representar o Governador Reinaldo Azambuja que cumpria agenda em São Paulo, o Secretario Jaime Verruck fez questão de enaltecer a importância dos parceiros e da equipe na elaboração do sistema e em especial a equipe da Iago que antecipou o cronograma de entregas do contrato de gestão com o lançamento da ‘Resenha’. “O Governo do Estado tem dado foco na desburocratização e desde o inicio dessa gestão trabalhamos na busca por aperfeiçoar os sistemas de forma que o profissional possa utilizar o seu tempo em processos verdadeiramente produtivos e que tragam resultados mais seguros e rápidos, sem precarizar o serviço prestado, ao contrário, visando sempre a sua excelência” destacou.
Ao se dirigir ao Superintendente Celso Martins, o Secretário Jaime falou do contentamento em saber que o projeto da Resenha, que é pioneiro no País, poderá futuramente servir de modelo para outros Estados.
Ao final do evento de apresentação, os participantes puderam realizar e acompanhar a simulação de resenhas em três animais disponibilizados pela Agência, com acompanhamento de profissionais.
Também prestigiaram o evento o Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, diretores da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Roberto Bueno e Veronique Cortada e o Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Nogueira, além das equipes da Iagro e da SGI, responsáveis pela elaboração do projeto.
Resenha Virtual de Equídeos
Com o aplicativo em funcionamento fica a equipe de coordenação do PNSE da Iagro, responsável pelo cadastramento dos veterinários para exames de AIE (Anemia infecciosa de equídeos), pela própria Resenha, o cadastramento dos laboratórios e o treinamento dos profissionais.
A produção e manutenção do sistema e do aplicativo são de responsabilidade da DTI e SGI.
Aos veterinários serão treinados e cadastrados e caberá a eles a identificação individual dos equídeos, o Certificado, a coleta de material para diagnóstico de AIE e mormo, a produção das resenhas padronizadas, completas e informatizadas e acompanhamento das requisições encaminhadas via sistema para o laboratório.
Os laboratórios ficarão responsáveis pelo lançamento dos resultados dos exames, sua confiabilidade e os reagentes (e-mail automático às coordenações, UVL e produtor).
Ao produtor caberá à emissão via web da e-GTA, exames autênticos e validados e a realização de trânsito intraestadual somente com E-GTA e certificado.
Kelly Ventorim, com fotos de Edemir Rodrigues